
Inicialmente é preciso esclarecer o que significa “tratamento de pisos”, muitas vezes somos chamados para restaurar pisos desgastados ou reparar rachaduras. Não realizamos estes serviços. O que podemos fazer é dar uma aparência melhor e proteger, a partir do momento do tratamento, estancando o processo de desgaste.
Os pisos basicamente são divididos em duas categorias:
Frios – granitos, mármores, cerâmicas, granilite, cimentos, ardósia, basalto, granitinas e outros tipos de pedras;
Quentes – Vinílicos tipo paviflex e madeiras. A única ressalva são as áreas externas que não recebem tratamento por estarem expostas as intempéries. Ver outras possibilidades no final da matéria.
Uma vez identificado se o piso recebe tratamento, passamos a conhecer as etapas necessárias:
Remoção – Primeiro e talvez a mais importante etapa, é remover todos os tipos de sujidade presentes no piso devolvendo seu estado original, para este procedimento são utilizados produtos removedores de ceras e bases seladoras antigas e outros limpadores de acordo com o tipo de sujeira encontrada, porém cabe destacar que sempre serão produtos totalmente biodegradáveis e completamente seguros para o usuário.
Selagem – É imprescindível que a primeira camada de base seladora seja aplicada com a máxima qualidade, pois é responsável pelo fechamento dos poros do piso, por ter na sua formulação polímeros com partículas de maior tamanho, propiciando assim o preenchimento e nivelando a superfície.
Impermeabilização – É aplicação do que antigamente chamávamos de cera, atualmente são polímeros acrílicos a base d’água que formam um filme protegendo o piso do atrito diário e de toda a sujidade trazida pela sola dos calçados e embelezam o ambiente, lembrando que “brilho” é o reflexo da luz sobre a superfície, portanto quanto mais nivelada estiver, maior o grau de brilho.
Tratamento finalizado. Acabou?
Não. Agora precisamos proteger e manter o investimento. A manutenção preventiva deve levar em conta o nível de circulação do ambiente, a exposição a fatores como poeira, fuligem, etc… e o tipo de negócio do cliente. Porém é bastante simples, diariamente pode ser úmida com o uso de mops – bruxas ou seca removendo as partículas sólidas de sujeira com o uso do mop pó – vassourão. Naturalmente acontecerão alguns riscos no filme e o piso sofrerá o desgaste natural pelo tempo, nestes casos basta entrar em contato conosco que nossos técnicos prontamente orientarão sobre qual procedimento adotar, levando em conta as particularidades do seu negócio.